Etiqueta na Igreja

Parte 1
Adicionar imagem

O que é? Do fr. étiquette (ant. estiquette). Conjunto de cerimonial, ordem de precedência e usos que devem ser observados na corte ou em solenidades e festas oficiais, públicas ou não, de que participam chefes de Estado ou altas autoridades.
P. ext. Formas cerimoniosas de trato entre particulares; cerimonial: Regra, normas, estilo.
[1]
Em resumo, a Etiqueta cristã irá tratar de um conjunto de normas e regras que devem ser observadas, considerando alguns lugares em especial ou cerimônias sociais, públicos ou cultos religiosos.


Iniciaremos então, uma série de lições ou dicas (postadas no blog semanalmente) que poderão auxiliar a muitos pregadores, pastores e líderes de diferentes segmentos dentro da Igreja.


Lição 1- Higiene pessoal.

É de suma importância estar sempre em dia com a higiene pessoal, mesmo que esteja dentro de casa, pois o que está em questão é o bem-estar consigo mesmo e o cuidado com o corpo.
Deus nos deu um corpo, logo, devemos cuidar dele da melhor maneira possível. Então, tomar banho pelo menos duas vezes ao dia, escovar os dentes antes e depois das refeições, manter as unhas bem cortadas, cabelos sempre penteados, curtos e bem cortados, barba e cabelos do nariz bem aparados,olhar sempre a parte interna do nariz, dos ouvidos e os cantos dos olhos certificando-se que não estejam sujos, é mais que higiene pessoal, é um dever de todo cristão.
Obs: Dobre sua atenção antes de sair de casa; (leve um lenço consigo).
A importância que damos ao nosso próprio corpo é muito importante, pois segundo a Psicologia, o cuidado que temos com a higiene pessoal, mostra um pouco de quem somos e como lidamos com meio em que vivemos. Há uma máxima que diz, “a primeira impressão é sempre a que fica”. Mesmo que tal adágio não seja verdade, deve-se evitar uma exposição a riscos morais e éticos que fujam dos padrões da Etiqueta. A bem da verdade, sempre que nos apresentarmos de forma alinhada, principalmente em público, seremos recebidos educadamente e com solenidade.
[1] Dicionário de Língua Portuguesa básico

Nenhum comentário: