O que fazer quando as coisas não saem como nós esperamos

No primeiro livro de Samuel capitulo trinta a Bíblia relata um fato ocorrido com Davi. Tal fato nos ensina muitas coisas em como devemos nos portar diante de algumas intempéries que vem sobre nós.
Em certa altura de sua vida, Davi havia fugido dos termos de Israel, pois temia por sua vida com medo de perecer nas mãos de Saul. Resolveu então ir, escapar para as terras dos Filisteus, entendendo assim que Saul cessaria de procurá-lo.
Davi toma seus seiscentos homens, suas famílias e vai a Aquis rei de Gate nas terras dos Filisteus. Chegando ali disse a Aquis. “Se achei graça aos teus olhos dá-me lugar numa das cidades desta terra para que ali habite. Por que razão habitaria o teu servo contigo na cidade real?”Então lhe deu Aquis naquele dia a cidade de Ziclague.
A partir daquele dia, aparentemente Davi passou a servir a Aquis como um vassalo (
Um vassalo naqueles tempos era alguém que servia a outro pagando tributos ou desempenhado algumas tarefas em troca dos favores recebidos). Residindo em Ziclaque, cidade ao sul de Judá por um ano e quatro meses.
Naqueles tempos de domicilio em Ziclague, Davi passou por um de seus momentos mais difíceis. Este episódio se deu quando Davi não estava, pois tinha ido juntar-se às tropas dos Filisteus que estavam acampados em Afegue para pelejar contra os Israelitas.
Naqueles dias saíram os Amalequitas (
Um povo errante, que praticavam roubos e assaltos), vieram e deram contra Ziclague. A partir daquele incidente Davi entrou em uma crise muito grande.
As coisas estavam correndo tudo bem para Davi. Entretanto aquela leve brisa torna-se em tempestade.
Assim é em alguns períodos de nossa vida, em nossas idas e vindas. Algumas mensagens bíblicas são muito esclarecedoras e nos e nos esclarecem muitas coisas que acontecem em nosso dia a dia, basta abrirmos um pouco nossos olhos para o que o Espírito Santo que nos ensinar através de alguns fatos Testamentários.
Uma das primeiras coisas que aprendemos com este episódio evolvendo Davi é que “As coisas nem sempre saem como esperamos. Às vezes dá tudo errado, cedo ou tarde iremos passar por um período de sofrimento”.
Davi saiu em um dia normal para atender às suas obrigações cotidianas. Tudo ia bem consigo e com os seus. Tudo ia bem com seus homens e seus familiares. Davi sabia que as coisas estavam bem com todos. Seus filhos brincando no campo com os coleguinhas, suas esposas em seus afazeres diários, enfim, tudo estava dentro das normalidades da vida.
Davi era um homem justo e estava tentando viver sem problemas, servir a Deus e cuidar de sua família dentro de suas possibilidades. Em nossas próprias concepções “Davi era um bom homem”. É assim também conosco, tentamos fazer tudo que é justo e bom para obtermos o favor do Senhor e, nos envolvemos tanto nestas tentativas que às vezes esquecemo-nos que pessoas boas e fieis a Deus ainda sofrem nesta vida.
Quem não se lembra de Jó! ? O que aconteceu com ele é uma das experiências mais difíceis no caminho do ser humano. Como entender e lidar quando as coisas não saem conforme o esperado, quando começam a dar tudo errado! ? O livro é rico e cativante. Todos os servos de Deus precisam meditar um pouco nele. Um dia, mais cedo ou mais tarde, ele será útil em nossas vidas.
Uma outra coisa que aprendo com esta luta que Davi passou é que “Devemos estar preparados para as eventualidades da vida que nos trazem dor e tristeza”.
No versículo seis a Bíblia diz que Davi
“..., se reanimou no Senhor”. Na RC (Edição Revista e Corrigida) está traduzido que Ele vem habilitar um povo bem disposto, com determinação e propósito.
Nós não temos autoridade para escolhermos as datas ou os dias para que as lutas venham sobre nós, nem mesmo temos uma bola de cristal. Se fosse assim iríamos nos preparar antecipadamente para nunca sermos pegos despercebidos. Isto porque os problemas quando vem nos causam tristezas, dores, decepções, depressões e outras complicações. As lutas são tantas que muitos não conseguem suportar e caem. Por isso devemos estar sempre bem dispostos para qualquer dificuldade que se levantar à nossa frente. Também precisamos entender que as decisões que tomarmos nunca deve ser segundo o ímpeto de nossos corações.
Quantas vezes erramos por ouvirmos as inquietações do nosso coração! Quantas vezes erramos por tomadas de decisões precipitadas! Eu mesmo tenho inúmeras experiências neste assunto. O escritor de Provérbios disse que “a solicitude do coração do homem o abate,...” E isso é verdade, pois homem que confia em seu próprio coração é tolo e lhe falta a sabedoria.
Davi não fez assim, mas
“se fortaleceu no Senhor”. Ele bem poderia ter reagido de forma diferente, o seu instinto paterno e protetor estavam ativos e prontos para reagir, pois afinal de contas estava em jogo a segurança de sua família. Ainda há algo que acontece muito com alguns quando as lutas vem e afetam seu familiares, que é a vontade de deixar de servir ao Senhor e cooperar na sua obra.
Uma das coisas mais importantes para quem está passando por tais provações é não desistir de servir ao Senhor. Davi continuou servindo, isto é mostrado na atitude que tomou. A bíblia diz que não se deve andar por vista mas por fé.
Sejamos subordinados à vontade do Senhor, fazendo assim todas as decisões que tomarmos será confirmado com louvor para Sua Glória.
Quando dependermos totalmente do Senhor nas tomadas de nossas decisões saberemos sempre o que fazer quando as coisas não saírem como esperamos.
ex toto corde

Nenhum comentário: