LANÇANDO FORA O RESTO...


O livro do Profeta Sofonias provavelmente é um dos mais ilustres desconhecidos livros da Bíblia e talvez um dos profetas mais ignorados. Seu nome Sofonias ou em hb > Zephaniah (Javé escondeu) > O nono dos profetas menores.
Alguns podem perguntar! Mas que diferença faz para nós ouvirmos uma mensagem baseada em Sofonias? Faz uma diferença enorme! O profeta está localizado entre dois grandes avivamentos; O de Ezequias, e mais especificamente o avivamento do início do reinado de Josias.
O contexto em que vivemos é semelhante ao dos contemporâneos do profeta. Mas para entender o contexto de Sofonias é preciso argumentar ou remontar aos tempos de Manassés.
Judá tinha sobre si o juízo divino pro causa das iniqüidades de Manassés e de Amom. E para quem não sabe Manasses (levando a esquecer) foi a causa direta e imediata para o exílio de Judá em Babilônia.
Nós, lideres, mestres e pregadores que estamos à frente das igrejas do Senhor, devemos pensar com mais seriedade sobre o assunto.
Sobre nosso povo devem estar líderes responsáveis, de mentes sadias e corações singelos, que conduzam bem o rebanho a pastos verdejantes. Quantas e quantas igrejas sofrem por falta de liderança espiritual e ajuizada.
Tendo lido o livro do profeta Sofonias e remontando os acontecimentos passados, é necessário ver os desafios que sua mensagem traz para nós, a Igreja de Cristo.
Que desafios podemos ver que nos são dirigidos por sua obra de avivamento? Um desses desafios é a necessidade de não sermos influenciados pelo meio em que vivemos. Muitos cristãos protestantes estão se corrompendo por causa da más companhias.
Com muita facilidade, quer por vergonha, quer por timidez, ou ainda pelo famoso e infeliz senso de grupo, alguns cristãos se deixam levar de empurros por padrões de vida de incrédulos. Depois ficam se desculpando pelos seus desvios espirituais. Leia o texto pausadamente, mas não deixe de perceber os grifos que fiz propositadamente.

2Cr 33.1-9 > 1
Tinha Manassés doze anos de idade quando começou a reinar e cinqüenta e cinco anos reinou em Jerusalém.
2 E fez o que era mal aos olhos do SENHOR, conforme as abominações (ser abominável, repugnante, detestável no sentido cerimonial, espiritual e ético no que diz respeito à impiedade) dos gentios que o SENHOR lançara de diante dos filhos de Israel.
3 Porque tornou (retornar para, ir de volta, voltar. demonstrar afastamento, apostatar, trazer de volta, deixar retornar, pôr de volta) a edificar os altos que Ezequias, seu pai, tinha derribado, e levantou altares a baalins, e fez postes ídolos ou bosques (Aserá = “bosque (para adoração de ídolos)" uma deusa babilônica (Astarte) e Cananéia (da fortuna e felicidade), a suposta esposa de Baal), e prostrou-se diante de todo o exército dos céus, e o serviu.
4 E edificou altares na Casa do SENHOR, da qual o SENHOR tinha dito: Em Jerusalém estará o meu nome eternamente.
5 Edificou altares a todo o exército dos céus, em ambos os pátios da Casa do SENHOR.
6 Fez ele também passar os seus filhos pelo fogo no vale do Filho de Hinom, e usou de adivinhações, e de agouros, e de feitiçarias, e consultou adivinhos e encantadores, e fez muitíssimo mal aos olhos do SENHOR, para o provocar à ira.
7 Também pôs uma imagem esculpida, o ídolo que tinha feito, na Casa de Deus, da qual Deus tinha dito a Davi e a Salomão, seu filho: Nesta casa, em Jerusalém, que escolhi dentre todas as tribos de Israel, porei eu o meu nome para sempre;

Quando eu leio os versículos 5-7, isto me faz lembrar algo.
Com certeza você já deve ter ouvido falar dos convites alardeados por alguns, chamando o povo para irem a busca dos ramos de arruda santa, água ou pedrinhas do rio Jordão, rosas lenços e fitas ungidos, sessões do descarrego, terapia do amor, fogueira santa, chaves de Davi, as pedrinhas de Davi, xampu para os maus pensamentos e outros
“amuletos evangélicos”.
Alguns desses vaidosos se defendem dizendo que estão apenas usando meios para incentivar a fé dos crentes, para que possam alcançar a benção. Entretanto eu chamo estas atitudes eclesiásticas de : Sofismas (Argumento aparentemente válido, mas, na realidade, não conclusivo), Entretanto eu não consigo encontrar outro meio de identificar tal atitude que não seja como “idolatria camuflada e cheia de engodo”.Como está escrito em:
2Pe 2.17,18
17 Estes são fontes sem água, nuvens levadas pela força do vento, para os quais a escuridão das trevas eternamente se reserva;
18 Porque, falando coisas mui arrogantes de vaidades, engodam com as concupiscências da carne e com dissoluções aqueles que se estavam afastando dos que andam em erro,

Sofonias ou em hb > Zephaniah (Javé escondeu) > O nono dos profetas menores. neste texto no original grego é deleazw=deleazo que literalmente quer dizer: iscar, capturar com uma isca e Metáf. enganar através de agrados, fascinar, seduzir, iludir.
De acordo com o Léxico Grego de Strong, esta expressão vem de uma raiz dolov = dolos provavelmente significando agir de má fé ou "atrair com engano"; astúcia, engano, fraude.
E por falar em fraude eu gostaria de abrir nesta mensagem um parêntese e falar para aqueles que andam defraudando uns aos outros.
Tomando por base a primeira carta de Paulo aos Coríntios no capítulo cinco e versos cinco ao oito, Defraudar tem o sentido de:
Lesar dolosamente; prejudicar, esbulhar; fraudar, Contrariar, iludindo com subterfúgios, Iludir, desenganar; fraudar.
A mesma expressão ainda fala de:
Despojar, desapossar alguém de alguma coisa; destituir, tolher, fraudar: Impedir de ter a posse de (alguma coisa); motivar a (alguém) a perda, falta ou cessação de (algum gozo).
Manassés reinou de 687 a 642 a.C, aproximadamente 45 anos no trono de Judá, e morreu.
Seu filho Amom com a idade de 22 anos reinou em seu lugar, e por dois anos seguidos fez o que era mau aos olhos do Senhor, multiplicando os delitos de seu pai Manassés; e por ter sido um rei tão perverso, foi morto pelos seus próprios escravos.
Então entra em cena o rei Josias; tinha 8 anos quando começou a reinar. Isto está em 2Cr 34, Josias foi um homem admirável, seu reinado cobre os anos de 640 a 609 a.C. Este rei presidiu por aproximadamente 31 anos. Sua obra é marcada por um grande avivamento que teve como conseqüência a purificação de Jerusalém e a restauração do altar da casa do Senhor . Foi um líder seguro e manteve o povo nos caminhos do Senhor durante toda a sua vida.
Então neste momento entra em cena o nosso quase desconhecido profeta Sofonias. O seu contexto é entre um avivamento que perdera seu vigor e seu impacto – o de Ezequias e um que veio para substituir o que se exaurira – o de Josias. Mais importante ainda, Sofonias é um dos responsáveis pelo grande avivamento em Judá na época do rei Josias.
Então no inicio do livro que leva o seu nome lá está uma voz ecoando inspirado por Jeová. E isto ocorrera no inicio do ministério do Rei Josias.
Qual o significado da expressão RESTO.
Em hb >rav sha’ar > uma raiz primitiva que tem alguns sentidos como:
restar, sobrar; deixar como sobra, poupar.
Isto também me faz lembrar de uma outra expressão muito conhecida na bíblia; RUDIMENTOS: ou seja:
voltar as primeiras coisas das quais você pertencia.
Gálatas 4:3
Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo;
Gálatas 4:9
Mas agora, conhecendo a Deus ou, antes, sendo conhecidos de Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?

O contexto do profeta é de alguém que viu a idolatria de Amom ainda dominar a terra. A idolatria era tão grande que além de Baal (significa “senhor, dono, marido”) havia Milcom (Moloque,Moleque, Malcom ou Milcom, como chamado era o planeta Saturno divinizado).
Não bastassem esses dois cultos imorais e criminosos, havia ainda, no inicio das atividades de Sofonias, o culto ao “exercito do céu”. Isto faz alusão aos cultos astrais da Assíria, ou como alguns chamam “sabeísmo”, ou seja, diversos cultos astrológicos dos Sabeus (povo bíblico que habitavam o país de Sabá no sul da Arábia).
Um outro desafio é compreender que existe juízo para o povo de Deus.
Não estamos isentos de juízo por mau procedimento. Nos nossos dias atuais, a igreja está sendo mais lembrada pelos escândalos dos nossos pastores e líderes do que pelo impacto que ela causa na sociedade. Mais pela sua imoralidade do que pelo seu testemunho.
Há muito relaxamento em nosso meio; negligencia na santidade; no modo de viver e no trato; ganância; liberdade para viver na depravação; desonestidade e principalmente disputa ministerial entre cooperadores e líderes. É um verdadeiro ring de lutadores de luta livre; vale tudo.

v. 7-9 ;
Cala-te diante do Senhor JEOVÁ, porque o dia do SENHOR está perto, porque o SENHOR preparou o sacrifício e santificou os seus convidados.
8 E acontecerá que, no dia do sacrifício do SENHOR, hei de castigar os príncipes
(referindo-se a ofícios religiosos), e os filhos do rei, e todos os que se vestem de vestidura estranha (aquilo que não nos é familiar).
9
Castigarei também, naquele dia, todos aqueles que saltam sobre o umbral, que enchem de violência e engano a casa dos seus senhores.
Provérbios 3:12
Porque Jeová repreende ao que ama, Assim como o pai ao filho no qual se deleita.

O Senhor está perto! Vamos deixar os restos de lado para que não sejamos achados contaminados com os rudimentos desse mundo.
O Senhor já está com o sacrifício preparado para receber os seus convidados santificados.
Rm 12...
E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que saibais qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus...

Deus não gosta de misturar-se com restos daquilo que é imundo. Com rudimentos daquilo que é passado. Deus não gosta de misturas.
Deus não gosta de dividir o sagrado que pertence a Ele.
Você é sagrado, é santificado, é separado, é propriedade santa, sacerdote santo.
Não viva embrenhado com os rudimentos do passado.
Transformai-vos pela renovação do vosso entendimento. Transformai-vos...!

ex toto corde.

Nenhum comentário: