Motivos que nos fazem vencer.

Nas estradas pela vida, seja em qualquer nível dela sempre teremos perdas e ganhos, vitórias e fracassos, dúvidas e convicções.
Os anos vão se passando e ao longo deles vamos adquirindo as experiências e os saberes.
Quando vivemos intensamente baseados em algo que acreditamos, fazemos planos, traçamos projetos e focalizamos nossos alvos. Mais infelizmente nesta caminhadas de planos e projetos encontramos os lugares baixos e frios, os terrenos pantanosos e molhados, aqueles cheios de pedras e espinhos. O bom disso tudo é que nestes caminhos, na maioria do seu trajeto é encontrado um meio de transpor e vencer as suas problemáticas. Alguns conseguem chegar ao final de suas estradas, concluindo os seus projetos e alcançando os seus sonhos, e outros não.
Meditando em tais coisas eu percebi que tudo isto é parecido com um esporte chamado triatlo, onde os seus atletas são treinados e chamados para competir em várias modalidades; esse esporte, às vezes cobra de seus competidores esforços em vários níveis e até superações. Também há um outro esporte chamado de maratona, onde é necessário estar muito bem preparado para percorrer um longo percurso. Mas, o mais importante disso tudo é que o tal atleta deve ter algumas qualidades específicas muito importantes para participar de tais competições; como por exemplo, um coração forte e saudável, um bom fôlego, pernas fortes, boa visão e bons ouvidos etc, etc. Não adianta pegar um cara magro e de pernas magras, sem músculos bem preparados e resistentes; ou pegar um fumante e beberrão para participar de uma maratona; pois, por mais que ele tenha treinado, nunca conseguirá concluir com êxito a corrida de longo percurso. Também devemos levar em consideração que, alguns desses atletas devem ter o “algo a mais” que é somado às suas habilidades comuns e, é claro, treinar encima delas para estarem bem preparados para a competição; um exemplo disso é o andar muito bem de bicicleta; aí você pode dizer: “ah! Mais esta habilidade a maioria de nós temos!” É, a maioria de nós temos mesmo esta habilidade; sabemos pegar uma bicicleta, montar nela e sair andando para frente; aí nos empolgamos e até arriscamos fazer algumas manobrinhas. Mas, e o “algo a mais”!? Ou seja, será que conseguiremos nos manter em cima dela por um longo espaço de tempo sem cair, subindo morros e descendo banguelas com lombadas? Será que conseguimos, como alguns em específico, que se sai muito bem em terrenos cheios de areias, ruas ou estradas cheias de buracos ou lama? E o que você me diz das trilhas cheias de surpresas e com rios e montanhas ao longo de seu percurso, onde às vezes tem que carregar a bicicleta nas costas? Sem contar que este esporte exige que o atleta seja um egrégio, um admirável, um notável nadador. Sim porque o mesmo também encontrará em sua frente vários tipos de águas; águas de corredeiras, águas de rios, lagoas cheia de surpresas, mares salgados, pesados e às vezes tempestuosos?
É..., Como se vê, não é tão fácil assim.
Também devemos reconhecer a participação de terceiros na vida de tais atletas e maratonistas, como os seus treinadores, que usam os meios e exercícios devidos para que seus atletas estejam bem preparados fisicamente. Do mesmo modo os seus patrocinadores, que lhes fornecem todos os materiais e condições para treinarem devidamente; e finalmente, umas das partes mais importantes na vida de um atleta ou maratonista são aqueles que estão sempre por perto fazendo parte de sua vida particular como, familiares, parentes e, é claro, seus amigos, os quais estão sempre dizendo: “vai, você consegue!”,
“vai, você nasceu e foi chamado para isso!”, “vai, você é forte e tem qualidades para ganhar!”, “você treinou e está pronto!”, você vai vencer, nós acreditamos em você!”.
Muitos se esquecem que o treinamento emocional é muito importante para o atleta, treinamento este que lhe surtirão efeitos somáticos
[1]. As emoções de um atleta precisam passar por este treinamento; sendo assim o seu corpo também responderá de forma satisfatória.
Por mais importante que seja o papel do preparador físico ou do patrocinador na vida de um atleta, e por mais que o incentive emocionalmente, nunca conseguirá surtir o efeito necessário, pois tal função e devida aos entes queridos; estes sim são os únicos que conseguirão treinar devidamente o lado emocional do atleta para ganhar algumas competições da vida. Nas maratonas e triatlo da vida não resolverá para o homem estar bem preparado fisicamente ou intelectualmente para alcançar o ponto de chagada de uma competição. À vista disso a Psicologia diz que lhe falta um fator muito importante, conhecido como o “gatilho disparador” de todo ideal na vida de qualquer homem
[2]. Este gatilho disparador é chamado de MOTIVAÇÃO[3], esta palavra fala de atos que realizamos, de aplicações que usamos para motivar alguém; fala da exposição de causas, das razões pela qual aquela pessoa está ali e porque ela deve chegar até o Fim. A MOTIVAÇÃO é um conjunto de fatores que agem entre si, determinando a conduta de um indivíduo, ou seja, este ou esta vai estar com plena convicção daquilo que está buscando ou fazendo; vai estar sempre lutando e correndo, para chegar e alcançar o galardão tão almejado. Tal atleta vai vencer, porque tem algo queimando e fazendo uma combustão emocional dentro de si que eu chamo de: MOTIVO; trocando em miúdos é: “aquilo que move ou que pode fazer mover”; é como fosse o motor de um bonito carro, com uma ótima lataria, todo lindinho por dentro! Só que se este carro estiver sem o motor para movê-lo (fig. Sem o gatilho disparador, sem o motivo) nunca sairá do lugar.
Na vida de muitos homens eu chamo esse motor de amigos e parente, cujos principais são esposa e filhos. Todo homem na vida por mais que seja um crente e diga que tenha Deus em sua vida, nunca conseguirá se realizar sozinho e nunca poderá dizer que é um homem completo usando a primeira pessoa no singular, visto que tais afirmações vão de encontro às leis da vida criada por Deus.
O nosso criador fez o homem, viu que ele estava só e disse que iria lhe dar uma companhia. A bem da verdade Deus viu que o homem não estava se sentindo bem sozinho e resolveu lhe dar alguém que pudesse lhe dar um motivo para viver e continuar a sua lida de forma compartilhada. O ser humano é um ser criado essencialmente gregário, é necessário que ele tenha outros para interagir consigo, para participar de seus sonhos e projetos, para praticar aminidades e trocar afinidades, para que ele possa viver e concluir o ciclo da vida. Em suma eu posso dizer que o homem não pode viver só e sem motivos, ou então morrerá em um curto espaço de tempo.

Nós nunca devemos nos esquecer que os motivos alimentam a continuidade da vida. Se tivermos motivos, viveremos e venceremos; se não tivermos motivos, perderemos e morreremos... ... ...
Nós nunca devemos nos esquecer que se não tivermos motivos para continuarmos, pararemos no meio do caminho, entraremos na albergaria da inércia, da apatia e da negligência; e por fim, fracassaremos.
Se aqueles que estão em nossos corações não nos incentivarem nos dando motivos para continuarmos encaixando as pedras em nosso edifício, nunca conseguiremos concluir a sua construção.
Através da motivação sempre estaremos correndo, nadando ou edificando, não importa as circunstancias que nos rodeiam.
Se estivermos com os nossos ânimos e motivos sempre explícitos diante de nós, nunca, jamais desistiremos de continuar nadando contra a maré.
Sempre viveremos vencendo... ...


EX TOTO CORDE

[1] [Do gr. Somatikós.] Adj. Biol. 1. Referente ao corpo.
[2] Neste caso, na palavra HOMEM, estou fazendo menção de forma universal à todo ser humano.
[3] [De motivar + -ção.]S.f. 1.Ato ou efeito de motivar. 2. Exposição de motivos ou causas. 3. V. móbil (2). 4. Conjunto de fatores psicológicos (conscientes ou inconscientes) de ordens fisiológicas, intelectuais ou afetivas, os quais agem entre si e determinam a conduta de um indivíduo.

Nenhum comentário: