"Moderação"


Qualidade que consiste em: evitar excessos; prudência, comedimento. Primariamente esta expressão vem de uma palavra do hebraico que tem o sentido de “seguro”.

Isto que dizer que, alguém que é moderado tem uma mente sã, equilibrado, que freia os próprios desejos e impulsos, autocontrolado.


Em 1 Tm 3:3 Paulo escreve orientações a Timóteo e fala das qualidades morais que deve ser visto na vida de um pastor.

“não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento;”

Nos dias de hoje, é difícil encontrar um “cristão equilibrado”, em outras palavras, é difícil encontrar um crente contrabalançado em tudo, em sua vida não há exageros ou descomedimentos. Ser crente em Jesus não é ser exagerado, é ser moderado.

A moderação não está na exclusão de práticas que nos darão prazer, e sim no uso equilibrado de tais prazeres, considerando que o cristão equilibrado e moderado também é prudente, logo, ele irá julgar se tal liberdade não estará indo de encontro a Palavra de Deus.

Quando Paulo nos ensina em
1Tss 5.21 a examinarmos tudo e, depois retermos o que é bom, ele não está fazendo menção somente daquilo que ouvimos, mas também daquilo que observamos como praticidade de vida.

Todas as coisas nesta vida são convenientes, mas nem todas são necessariamente boas ou sadias, ou seja, não nos trarão nenhuma compensação espiritual, social ou física.

Em suma devemos entender que somos livres; todavia para nossa própria saúde espiritual devemos ser equilibrados, autocontrolados e moderados em toda as nossas práticas diárias.



Ex toto corde

Nenhum comentário: